Quero produzir fermento natural! Como fazer?

In pieno clima “Europei” aggiungiamo alla nostra rassegna di traduzione al post più letto del sito “Come autoprodurre la pasta madre?” anche la lingua portoghese, per venire incontro a tutti i nostri amici portoghesi e brasiliani.
Ringraziamo per la traduzione l’amica Mary Valeriano, che sicuramente tutti voi già conoscete 🙂

Diversamente do levedo de cerveja, o fermento natural não se compra no supermercado, nem em lojas organicas.
(Nal lojas encontramos fermentos secos que “parecem” fermentoo natural, mas que na realidade estão mortos. Tais produtos darão ao pão caseiro o aroma de um bom pão com fermento natural, mas muitras vezes temos que acrescentar à estes produtos, levedo de cerveja para fermentar, porque tais produtos sozinhos dificilmente podem desencadear o processo de fermentação).

A maneira mais fácil para haver fermento natural è
receber de presente de algèm que já a utiliza. Pedir para amigos ou padeiros iluminados um pouco do fermento deles, ou então consultar este site na pagina dedicada aos doadores!
Mas certamente a maior satisfação è a de atuar a genesis do proprio fermento natural, criando em pouco mais de uma semana a vida em uma pequena massa de farinha e água.

Pra começo de conversa: O fermentro natural è um aglomerado de muitissimos fermentos e bactérias, um concentrado de biodiversidade cheio de vida, muito mais vital e forte de quanto parece.
Por isso podemos encontrar diferentes tipos de fermentos naturais: solidos, liquidos, a base de trigo, a base de centeio… Produzidas com casca de maçã, yogurt, fruta seca, mel, açucar…
O que explicarei em seguida (sem a pretenção de esgotar o argumumento) è um pequeno exemplo para criar fermento naturale em casa da maneira mais simples.

Como fazer?
Quem ja è leitor deste blog conhece os conceitos basicos para preparar fermento natural: O que devemos fazer è uma massa de trigo e água e dar aos fermentos e bactérias laticas as melhores condições de vida.  
(E para eles viverem bem, nada melhor que comer e ficarem quentinhos!)

1° passo:
ingredientes
200 gramas de farinha de trigo organica
100 gramas de água morna

1 colher de mel organico (serve a dar um “empurãozinho” ao inicio da fermentação, pois a sua componente de açucares simples são facilmente “atacaveis” pelos microorganimos).
Misturar bem todos os ingredientes até obter uma bolinha lisa. Colocar a massa em uma tigelinha com um pano umido e deixar repousar à temperatura ambiente (entre 18°C e 25°C) por 48 horas. Após as 48 horas se notam mutamentos: a massa se apresenta levemente inchada e aparecem as primeiras bolhas.

2° passo:
200 gramas da massa anterior
200 gramas de farinha de trigo organica
100 gramas de água morna

Misturar bem a massa anterior com a água morna e quando a massa estiver bem dissolvida acrescente a farinha. Continuar misturando como na vez anterior, atè obter uma nova massa bem modelada.
Deste modo você alimenta com novos açucares simples e complexos à tua microflora. Cubra e deixe descançar por 48 oras.

Pasos sucessivos:
Continue este procedimento de alimentação por almenos uma ou duas semanas, atè que a massa  a tenha a capacidade de dobrar de volume em cerca de 4 oras.
Terminado o procedimento o teu fermento natural estarà pronto para ser usado em uma receita de pão. Poderà ficar guardado na geladeira em um potinho de vidro atè por uma semana, entre uma alimentação e outra.

[Agradecemos a Mary Valeriano para a tradução]
Annunci

3 risposte a “Quero produzir fermento natural! Como fazer?

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...